quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A volta da Magia

Por: Breno Benedito


















Foto: www.estadão/esporte.com.br

O ano era 1999. O técnico da seleção brasileira era Wanderley Luxemburgo. E quem estava na lista de convocado pra disputa, Edílson. Então na final do Paulista, fez algumas embaixadas e formou uma briga generalizada. O atacante foi cortado devido o seu ato na final e ele chamou um meia-atacante do Grêmio o nome do jogador era Ronaldinho.

Naquele momento, o mundo conhecia um gênio da bola. Fazia o que quisesse com a sua "Amada" e com o seu adversário. Jogava como estivesse brincando com amigos, se divertindo. Quem não se lembra do chapéu em Dunga num Gre-Nal. Ainda Dunga tomou um elástico que tá fazendo procurar ele até hoje.

Pelo clube gaúcho atuou de 1998 a 2001 em 66 partidas e tendo 44 gols. Dentro do Olímpico conquistou o campeonato Gaúcho de 1999 contra o Maior rival o Internacional. Neste mesmo ano, brilhou na Copa América. Conquistou também a Copa do Mundo de 2002 (Japão/Koréia) e a Copa das confederações em 2005.

voltando um pouco no passado. Ronaldinho Gaúcho sempre em suas transferências foi algo difícil para acertar com a suas futuras equipes. E começou já pelo Grêmio. O clube o ímpidia de sair, pois o time não receberia nada em troca. Mas, depois de muita enrolação finalmente acertou com o Paris Saint-Germain em 2001. Na equipe francesa não conseguiu desenvolver o seu melhor futebol. O meia e o técnico estavam em atrito. Luis Fernadez, dizia que trocava o gramado pela noite parisiense.

Porém depois da Copa, com o Penta ele deixava claro sinais que queria ser negociado. Então Manchester (ING) e Barcelona (ESP) disputavam o atleta. Quem levou a melhor foi o time espanhol. E jogou por 5 temporadas na equipe catalã. Mostrou o futebol arte e deixou a cidade encantada pelas suas jogadas e sua magia de tocar na bola.

Pelo Barcelona jogou 207 jogos e marcou 91 gols. Foi talvez onde o meia-atacante brilhou e foi certamente feliz. Conquistou o Bi-campeonato espanhol 2004/2005 e 2005/2006. Foi Bi também na Super Copa da Espanha 2005/2006. E levantou o troféu mais cobiçado pelos clubes europeus a Liga dos Campeões em 2005 contra o Arsenal (Ing).

Mas, foi justamente na Espanha, que o mundo se encantou ao velo dando dribles, desconcertantes e batendo faltas como ninguém. E onde teve mais conquistas pessoais como: melhor atacante da LC (2004/05); melhor jogador eleito pela FIFA duas vezes consecutivas (2004/05); Melhor atacante da LC (2005/06) e Bola de Ouro da revista francesa France Football (2005). Todavia, a partir do ano passado, também ficou claro que o seu ciclo estava chegando ao fim. Já não era uma unanimidade e foi perdendo o posto de craque e foi ficando sem o brilho e o seu sorriso dentro de campo.

Agora com 28, tem uma nova chance de recuperar toda a sua alegria de jogar e fazer dos campos um "circo" novamente, que ele mesmo é a principal atração. Acertou a sua ida para o Milan (ITA). Entretanto, a sua recuperação está nas Olímpiadas de Pequim (CHI). É o seu primeiro desafio, para voltar bem. É o principal jogador, tem a imcubência de comandar os garotos, rumo a um título inédito. Depois disso, terá na Itália a segunda parte que é levar o clube italiano as conquistas, mais que isso e ter alegria estanpado na sua cara. ninguém desaprende a jogar bola. Ele sabe que é a última chance de reconquistar o trono.

Nenhum comentário: