sábado, 9 de agosto de 2008

A volta do todo poderoso

Por: Breno Benedito


O dia, 2/12/2007, ficará lembrado pra sempre pelos corintianos com a queda para a série B. Para muitos quando um grande clube cai é um sinal que se precisa mudar, tando dentro das quatro linhas como em sua administração. Mas, a transformação começou antes do rebaixamento, ainda quando o corinthians lutava para não ir para a segunda divisão. Mas o que ninguem vê que o "Timão" não caiu contra o Grêmio na última rodada do Brasileiro.

Acredita-se que o time do Parque São Jorge começou a cavar a sua ida para a segundona quando em 2005 fez uma parceria que seria um começo de uma nova era vitórias e títulos. A nova parceira a MSI comandada por Kia trouxe vários jogadores, porém o único desejo não foi realizado que era trazer Wanderley para dirigir o Corinthians. A MSI contratou logo de cara o ídolo do Boca, Carlistos Tevez. Ainda vieram Gustavo Nery lateral-esquerdo, Marinho e Sebá zaqueiros, Marcelo Mattos Mascherano volantes e Roger e Carlos Alberto meias. No decorrer veio Wescley zaqueiro e Nilmar atacante.

No ano de 2005, a meta era conquistar tudo e voltar para Libertadores da América. conseguiu um 2º lugar no Paulista e saiu na Copa do Brasil nas oitavas para o fiquerense, onde decretou a despedida de Daniel Passarella no comando. Alias neste ano o corinthians teve 3 treinadores no Brasileiro. Começou com o argentino Passarella. mas não conseguiu dar continuidade ao trabalho e deu lugar ao Mácio Bitencourtt. Mas quem finalizou o torneio foi o delegado Antônio Lopes.

Já em 2006, o Corinthians não pasou das oitavas de final da Libertadores, perdendo para o seu algoz de 2003, o River, como na quele ano teve o protagonista D'Alessandro neste ano foi outro meia Gallardo. Mas o pior todos achavam que a derrota seria superado, foi um engno. Dali em diante começou a guerra dentro do Corinthians contra a sua parceira. Mas a ira de todos estavam voltados apenas para uma pessoa, ou duas Alberto dualib e Nesi Curi.

No Campeonato Brasileiro, o time se livrou da queda e parecia que ano seguinte, ia ser diferente. E novamente uma ilusão. O time era fraco técnicamente e muito limitado para os padrões corintianos, entretanto o time de Paulo César Carpegianni chegou até ser o segundo colocado nas primeiras rodadas. A queda foi num clássico diante do Palmeiras por 1 a 0. A partir disso o "timão" começou afundar no campeonato. A crise se estendou fora dele a diretoria.

E depois de 14 anos no poder, o presidente Dualib começou a cair. tudo começou quando as contas de 2007 não foram aprovadas pelo conselho do clube. durante a competição Andrés Sanches assumiu a presidencia e dizia que ia tentar de tudo pro o Corinthians se salvar do rebaixamento.

A torcida vendo que a situação estava dificil invés de fazer retaliações abraçou e começou a encher os estádios e os treinos dando apoio incondicional ao time de Nelsinho que chegou na reta final. Pegou o barco já afundado, todavia tentou de tudo. A reação de tirar da Série B teve ínicio no dia 7 de Outubro no Morumbi. da quele dia até o rebaixamento foi dado o que seria chamado de "56 dias de agonia".

O corinthians e São Paulo estavam em situação oposta e o jogo ia se encaminhando para o empate até que nos minutos finais aconteceu o milagre o inesperado Nery cruzou e betão fez o gol da vitoria. Depois no dia 13 de Outubro enfrentou o Inter e os minutos finais salvaram da derrota o gol de Finazzi empatou em 1 a 1. No dia 21 de Outubro os minutos que salvaram o "Timão" desta vez foram cruéis. Derrota por 1 a 0 para o Naútico. No dia 28 de Outubro o Corinthians respira após a virada em cima do Fiquerense 2 a 1. Dois gols de Finazzi. quatro dias depois uma derrota de virada no Maracanã por 2 a 1 do Flamengo. No dia 4 de Novembro o Corinthians empata no Pacaembu em 2 a 2 com o Atlético Paranaemse. Faltavam apenas tres jogos para o término e o jogo desicivo no Serra dourada contra o Goiás teve emoção do começo ao fim. a partida foi 1 a 1, com o Felipe defendendo o penalti de Paulo Baier. Então o jogo diante do Vasco no dia 8 de Novembro poderia ser a salvação e sair definitivamente da briga para a Série B, só esqueceram de combinar com o Vasco. A perda deixou a decisão para o Olimpico. O drama começou logo de cara com o gol de Jonas a 1 minuto. Clodoaldo, saiu do esquecimento fazendo o gol que poderia salvar o time na Série b, poderia mas o Goiás fez o dever de casa ganhando do Inter. Agora o Corinthians tinha que vencer o Grêmio, mas não conseguiu e acabou rebaixado.

O ano de 2008 começou, com um novo time e uma nova esperança. Andrés reformulou o elenco. Daquele time permaneceram: Felipe, Fábio Ferreira, Dentinho, Lulinha, Carlos Alberto. Vieram novos jogadores e o técnico Mano Menezes. No primeiro semestre, ficou em quinto no Paulistão e na Copa do Brasil chegou na final, acabou perdendo para o Sport. Mas mesmo assim, conseguiu trazer novamente o orgulho dos corintianos que o time pode voltar a elite do futebol em 2009.

Nenhum comentário: