terça-feira, 5 de agosto de 2008

a Lei 6 + 5 qual é o propósito?

Por : Breno Benedito
Foto: YouTube
O futebol da Europa está em sinal de alerta, e não é de hoje. Joseph Blatter - presidente da FIFA - e o presidente da UEFA Michael Platini querem implantar a regra 6+5. A regra vale na competição continental, na Liga dos Campeões. Mas agora os dois presidentes querem formalizar para todos os campeonatos.

Isso, se deu quando a Inglaterra, não se classificou para a Eurocopa 2008. E ficou mais evidente quando na última rodada da Premier Luegue, o Arsenal disputou sem nenhum jogador nacional. A preocupação de ambos, tanto de Platini quando de Blatter é o excesso de jogadores estrangeiros dentro dos times nacionais, acarretando que as seleções começam a se enfraquecer.

A regra do 6 + 5, em que eles querem implantar até 2012, nos campeonatos locais é que cada time tenha 6 atletas formado nas categorias de base e outro que seriam os 5 seriam os estrangeiros. Vale lembrar que essa regra, já vinga na LC. A propósta de Blatter , é de limitar jogadores de fora nas equipes titulares e que as seleções possam manter o alto nível. E que Clubes ricos comprem os melhores jogadores.

Mas os clubes europeus, já estão contra essa medida. Os dirigentes alegam que essa regra tira o direito dos jogadores o livre acesso de escolher onde quer jogar. A Associação Europeia de Clubes (Eca) argumentou que é totalmente desnecessária e finaliza que o jogador não pode ser impedido de jogar.

Será uma boa briga de gente grande, de um lado os clubes que querem montar esquadrões mesmo que pra isso acabe com a "entidade". Sendo assim atuar com nenhum jogador do pais, ao menos que seja um craque. Do outro lado blatter e Platini lutando contra o Dinheiro e tentando que o exemplo da Inglaterra não se repita com uma outra seleção e também preservando os campeonatos locais.