quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O pesadelo da segunda divisão

Por: Breno Benedito







Foto:www.estadaoesporte.com.br

O Santos, começa a passar pelo que o Corinthians no ano passado e o Palmeiras em 2002, o calválrio da segunda divisão. Ontem, depois de perder de virada pelo Atlético Mineiro (MG) por 3 a 2. Sendo que estava ganhando por 2 a 0 ainda no primeiro tempo. As coisas começaram a mudar quando ainda na primeira etapa os mineiros diminuíram. No segundo tempo, o Atlético empatou e numa jogada errada de Quiñonez na meia lua o Atlético virou . E a vila "ferveu", os torcedores querendo invadir a sala de imprensa e o técnico Cuca pediu demissão.

Coincidência ou não o Palmeiras e Santos tem algo em comum se concretizar o rebaixamento. No ano de 2002, o time do Palestra Itália era comandada por Wanderley Luxemburgo e no mesmo ano deixou o o time e foi para o Cruzeiro (MG). Agora foi um pouco diferente, mas o contexto o mesmo. Dirigiu o "Peixe" nas últimas rodadas, porém no começo deste no, recebeu uma proposta do "Verdão" que tem a parceira Traffic. Tirou da "Baixada" para voltar a capital com o planeamento de se Campeão e voltar para a América.

Para reviver os "Meninos da Vila" novamente o Santos foi buscar Emerson Leão. Um treinador de pulso firme e rígido. O time começou mau o Paulista e chegou até ser ameaçado de rebaixamento no Estadual, mas conseguiu uma ascensão e no final quase acabou se classificando. Os pontos que perdeu no começo acabaram fazendo falta. A torcida viu um elenco que poderia até fazer algo neste Brasileiro.

Logo de cara já tomou a primeira "Paulada", 3 a 0 do Flamengo (RJ). mas conseguiu vencer o fraco Ipatinga (MG) em casa por 4 a 0. Entretanto nos dois jogos seguintes somou um ponto em seis. Perdeu para o Cruzeiro por 4 a 0. Depois empatou o clássico "São-São" em 0 a 0. Leão acabou sendo demitido. Para o seu lugar trouxe Cuca que tinha deixado o Botafogo (RJ).

Mas a sua era no Santos não foi das melhores. em 13 jogos - da 5º rodada até 18º rodada - conseguiu somar 12 pontos em 39 possíveis. Não conseguiu nem chegar perto da metade dos pontos. Foram: 3 vitórias; 4 empates e 6 derrotas. o Santos teve 20 gols contra e 19 a favor, saldo de menos um. O Santos ocupa a 18º lugar na antepenúltima posição.

em algumas rodadas Cuca já tinha se manifestado em deixar o clube. Porém a diretoria o segurou, mas ontem não conseguiu e ele acabou deixando o Santos, numa noite em que poderia sair da zona, todavia continua e ainda com uma crise sem fim. Será que o time da "Baixada", conseguira sair da zona da degola? está a dois pontos do primeiro clube que se livraria do descanso a Portuguesa.