segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Agora Vai?

por:Breno Benedito



O futebol brasileiro é um celeiro de craques. Até agora o Brasil conquistou 5 títulos mundiais, Copa da Confederação, Copa América, mas so falta apenas um título para ser definitivamente a seleção "Papa-título" o Ouro olímpico que quase chegou nas Olímpiadas em 84 em Los Angeles perdendo para a França.

o Brasil só começou a ter bons resultados quando apareceu pela primeira vez em 1976 em Montreal e o a chance do Ouro passou muito perto por duas oportunidades em 84 e 88, mas também passamos por alguns exames. Na primeira dela em 1996 depois em 2000 e por fim em 2004. Neste último foi um dos capítulos mais vexatórios que uma seleção poderia passar.

Até 1988 a competição era jogada por altletas não profissionais. E o Brasil mesmo assim, chegou muito perto do triunfo, Na primeira chance foi em Los angeles (EUA), em 1984 acabou derrotada pela França. Naquele torneio tinha Taffarel no gol Dunga no meio campo e um baixinho chamado Romário. O técnico era Jair Picerni. Depois de quatro anos la estamos de novo na final e desta vez contra a União Soviética em Seul (KOR). E de novo fomos derrotados por 2 a 1. Porém todos acreditamos que na próxima poderiamos conquistar o tal ouro.
Passamos em branco em 1992, em Barcelona (ESP). Mas em 1996, a possibilidade de chegar na final e o ouro era enorme começando no gol com Dida. Ainda tinha Roberto Carlos lateral-esquerdo. Aldair, Rivaldo e Zagallo como técnico. Infelizmente caimos diante da Nigéria por 4 a 3, na prorrogação. Em 2000 aposta estava no banco para comandar a seleção, Wandeley Luxemburgo. Ele não levou nenhum jogador acima dos 23 anos permitidos. E fomos derrubados por mais uma seleção africana. Nas oitavas - de - final para os Camarões por 3 a 2 com um homens a mais.

Porém o maior fracasso da história nem estava lá em 2004, em Atenas (GRE). Paramos no torneio Pré-Olímpico. A geração era de Diego e Robinho e quem estava comandanto era Ricardo Gomes. O time tinha Diego, Elano, Robinho, Gomes, Nilmar. Considerados uma safra talentosa e promissora para conseguir o tão desejado Ouro nas olímpiadas. Mas só conseguimos chegar em Viña Del Mar. Perdemos para o Paraguai, onde precisamos de uma vitória para pegar o destino da Grécia, entretanto pegamos um avião para outro lugar o Galeão no Rio e com um monte de desculpas na bagagem.

Agora em Pequim, na China, quem tem a responsabilidade de levar os jovens a essa conquista é Ronaldinho Gaúcho o único jogador acima dos 23 anos. Já que Robinho, Kaká, Juan, Lúcio não foram por causa de seus clubes que não liberaram. O time parece na teoria um candidato, provavelmente a melhor seleção que dos outros tempos. Será que agora a conquista pode enfim para no Brasil? pelo nivél acreditamos que dá, porém o futebol tem lá suas artimanhas