segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O que está acontecendo na Gavéa?

Por: Breno Benedito

Foto: YouTube
Tudo ocorria o planejado, Joel Santana resgatou o orgulho dos flamenguistas e o Maracanã que vivia com as moscas estava lotado pra ver o mengão em jogo. Numa arracanda surpreendente no BR-07 o Flamengo conseguiu pela segunda vez consecutiva ir pra Libertadores e ter o prazer de voltar ao Japão, já que o time no ano de 2007 sucumbiu diante do Defensor (URU).

O ano de 2008, ia tudo tranquilo, primeiro o título do primeiro turno a taça Rio. As vitórias na Libertadores iam deixando o time mais firme. Depois veio a final do Campeonato Carioca e mais um título a torcida ia se inflamando, empurrado, vibrando a cada gol a cada triunfo do time carioca. No torneio continental a classificação veio com folga quatro vitórias um empate e uma derrota.

Ai chegou as oitavas e novamente ia ser decido dentro de casa e o Adversário era o América (MEX). no jogo da altitude um passeio pelo estádio Azteca. um incontestável 4 a 2. E nem o mais pessimista flamenguista e o mais o timista mexicano acreditaria no que viu no Maracanã lotado pra ver a Despedida e Joel e a entrada de Caio Júnior no seu lugar. Cabanãs deu seu Cartão de visitas dois gols e o outro de esqueda e definindo a desclassificação. E todos temiam uma queda no Brasileiro deste ano.

Mas o Flamengo não se abateu, ao contratário, estava determinado dar a volta por cima e conseguiu entre as 15 rodadas foi líder em 10 delas. entretanto começaram a vir as derrotas e a pressão em cima de caio Júnior. este, que recusou uma proposta irrecusável pro Oriente para se firmar entre os melhores treinadores no Brasil viu o time ruir e cair de produção.

Coincidência ou não, depois do dia do Fico com aumento salarial e um novo contrato e Flamengo não foi o mesmo, depois da vitória por 3 a 1 no Vasco (RJ) o time rubro-negro em 18 pontos soou apenas 2 pontos empates com Botafogo em 0 a 0 e a Portuguesa (SP) em 2 a 2. o Começo da queda e a saída do mengo no G-4 teve inicio no dia 17 de julho quando perdeu para Coribita (PR) 1 a 0. Em seguida acabou sendo derrotado pelo Vitória (BA). Ainda no mês perdeu para o Palmeiras (SP). Entrou em agosto sem conquistar pontos perdeu em casa para o Cruzeiro (MG) de virada por 2 a 1.

Mas o time não perdeu so dentro de campo, as vendas de Marcinho - artilheiro do Flamengo na atual temporada - Souza para a Grécia e de Renato Augusto para a Alemanha foram sentidas nas quatro linhas e que Caio não achou a solução para o setor. este setor sofreu mais uma perda Diego Tardelli que no jogo contra o Cruzeiro quebrou o braço fora e será desfalque para a competição. E após o jogo a torcida que estava apoiando Caio agora quer ver a cabeça dele.

O técnico não é o maior culpado a diretoria tem a sua parcela de não segurar o jogadores que são peça chave no esquema do Flamengo. Agora os flamenguistas estão pesando que poderá voltar todo o sofrimento. Ou é uma queda recorrente que os times atravessam por causa de um torneio longo e que no meio do ano existe a tal "janela" de transferência no mercado europeu é esperar o que pode acontecer com este "novo" Flamengo.